O QUE É A MICROFICHA?

 

É um segmento de filme de 4” x 6” (105mm x 148 mm) onde, através do registrador COM – Computer Output Microfilm – , são impressas centenas de páginas de um relatório, mediante determinado grau de redução das informações microfilmadas (a redução usual é a de 42x). No caso específico do Livro Diário, a Instrução Normativa no 065 do DNRC recomenda a impressão de 175 páginas por microficha, na redução de 42 vezes.

 

A microficha contém as seguintes áreas:

 

TÍTULO: Na área de título visível a olho nu são impressos os dados extraídos do relatório, tais como nome da empresa, número do Livro Diário, data de referência, primeiro e último lançamentos daquela microficha (de/ até), e o número seqüencial ascendente (situado sempre no lado direito superior de cada microficha).

ÁREA DE DADOS: É onde são impressas as 175 páginas (fotogramas) de seu Livro Diário. Cada uma das páginas ao longo do relatório deverá conter um número seqüencial ascendente, posicionado em local visível e as assinaturas do executivo e do contabilista responsáveis pelas informações contábeis de sua empresa.  Para melhor posicionar as assinaturas dentro dos fotogramas (páginas), a quantidade de linhas impressas por página será de, no máximo, 64 (sessenta e quatro).

Em cada uma das páginas (fotogramas) da área de dados o software COM imprime uma coordenada (referência linha x coluna), com as linhas variando de “a” a “k” e as colunas de 1 a 16. Através dessas coordenadas, verificadas no fotograma de índice, será possível encontrar qualquer página na microficha, para isso bastando deslocar o indicador do carro do leitor de microficha até a coordenada procurada.

ÍNDICE REMISSIVO: A microficha contém na sua parte direita inferior um índice remissivo, equivalente a uma página de dados (01 fotograma) onde são armazenados todos os primeiros lançamentos classificados das 175 páginas da microficha, seguidos de uma coordenada cartesiana (referência linha x coluna) através da qual é possível acessar, com um equipamento leitor, um documento específico dentre aqueles contidos nas 175 páginas de uma microficha.

 

 

EQUIPAMENTOS LEITORES DE MICROFICHAS

 

                                    

Os leitores de microfichas são muito simples de operar, não necessitando de treinamento específico, bastando simplesmente ligar o cabo de alimentação, em seguida colocar uma microficha no carro transportador e começar a visualização das informações.  

Os equipamentos leitores de microfichas se constituem de 04 principais partes, a  saber:     

 

  1. Tela: onde visualizamos cada uma das páginas (fotogramas) impressas de uma microficha.
  2. Carro Transportador: onde colocamos a microficha para iniciar uma pesquisa.
  3. Grade de Coordenadas: posicionada a seta indicadora de localização antes de qualquer pesquisa sobre o fotograma de índice, será possível através das referências linha coluna (grid) acessar qualquer página dentro da microficha, por meio de coordenadas cartesianas geradas pelo registrador COM.
  4. Lentes: necessárias para a magnificação (ampliação) das imagens microfilmadas na mesma proporção em que elas foram reduzidas quando da microfilmagem pelo registrador COM. A lente standard no mercado é a de 42x de magnificação.

 

Nota: A Dataphil não comercializa leitores, mas poderá indicar 03 ou mais fornecedores do mercado para que sua empresa negocie diretamente a aquisição.   Às empresas que não pretendem adquirir o equipamento, a Dataphil disponibiliza ainda a opção de aluguel.

ÃVOLTAR