SPED - PASSO 6


 

6 – Antes de iniciar a transmissão do ACD para o SPED, verifique na Junta Comercial de seu estado sobre como efetuar o pagamento e os valores a serem pagos por arquivo a ser autenticado.

Lembre-se que para a geração do requerimento à Junta Comercial é indispensável informar a identificação do DARF - Documento de Arrecadação –  e o preço da autenticação. A Junta Comercial de seu Estado informará sobre como obter tais dados.

Feito isso, o passo seguinte será a transmissão do arquivo para o SPED (RBF), através do programa RECEITANET, a ser obtido no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/ReceitaNet/recnet.htm.

Concluída a transmissão, o SPED fornecerá um recibo que deverá ser impresso pelo contabilista, pois contém importantes informações a serem utilizadas em qualquer ato posterior.

Ao receber seu arquivo digital, o SPED extrai do mesmo um resumo contendo os Termos de Abertura e de Encerramento e os envia para a Junta Comercial de seu estado.

As informações enviadas periodicamente ficarão armazenadas na base de dados do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados do Ministério da Fazenda –, para eventuais cruzamentos ou aferição de dados pela Receita Federal, Estadual ou Municipal.

O titular da escrituração contábil poderá, pela internet, ter conhecimento de qual órgão teve acesso à sua escrituração.

Uma vez transmitidos os arquivos, qualquer pessoa devidamente habilitada poderá verificar a autenticidade da escrituração contábil da empresa, bem como visualizar e copiar a escrituração.

 

                                                                                                                                                                           Ver o próximo passo

                                                                                                                                          Voltar ao esquema geral